Raízes do Brasil / JF-PI



CAPOEIRA
A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Com a prática formal da capoeira:
*Ampliam-se as possibilidades de compreensão da nossa História, assim preservamos a lembrança das lutas sociais que forjavam a cidadania brasileira. Além do mais ela nos Possibilita um bem estar físico, mental e social.
*Possibilita o aumento da flexibilidade, da capacidade cardiorespiratórias e psicomotoras do individuo.
*Possibilita condições para assumir melhores atitudes emocionais, bem como a formação espiritual e do caráter.
*Desenvolve o máximo de nossa potencialidade; afasta a tendência de usar a força bruta a violência desenfreada, integrando a comunidade através da prática desportiva, fazendo-a reconhecer as atividades físicas como fator de higiene e saúde.